quarta-feira, 1 de setembro de 2010

John Cassavetes e o cinema independente americano



Sempre gostei dos filmes independentes americanos e esses dias assistindo ao ótimo Buffalo 66 (1998) de Vincent Gallo resolvi escrever este post. Buffalo 66 que tem até Cristina Ricci no elenco é forte e ácido na interpretação. O próprio Vincent Gallo está vigoroso no papel de menino saindo da prisão. Gosto muito do seu Brown Bunny (2003) mas foi com o elenco de primeira de Buffalo 66 que lembrei dos filmes de John Cassavetes. Ben Gazzara que está em Buffalo 66 (junto com Angelica Huston) está também nos meus prediletos do John Cassavetes.Cassavetes foi o pai do cinema independente quando revolucionou o cinema americano com seus Shadows (59) e Faces
(68). Usando pouco recurso e dando liberdade total para seus atores Cassavetes consegue nuances na interpretação bem particulares e diferentes da turma do "método" do Actors Studio. Gosto muito da fase dos anos 70 de Cassavetes onde destaco os filmes:
¨Husbands (70)
¨Minnie Moskovitz (71)
¨A woman under the influence (74)
¨The killing of a chinese bookie (76)
¨E ainda o maravilhoso Love Streams (84).
Geralmente com a mesma turma de atores como Ben Gazzara, Gena Rowlands( sua mulher) e Seymour Cassel, Cassavetes consegue as melhores performances do cinama americano.
Gosto muito de escrever sobre aspectos visuais e fotografia no cinema mas este post fica então dedicado para as melhores atuações no cinema americano.

Nenhum comentário: