sábado, 13 de fevereiro de 2010

and the oscar goes to.....









Acabei assistindo a uma série de filmes que concorrerão ao oscar 2010, entre várias surpresas e ótimos filmes, estão uma série de filmes medianos que nem precisariam concorrer.
Vou comentar algumas categorias que me interessam bastante.


Melhor Filme Estrangeiro


Ajami (Israel)

Este belo filme de Scandar Copti (palestino, criado em Ajami) e Yaron Shani (judeu, nascido em Israel) mostra através de uma narrativa não linear a vida de 5 personagens em Jaffa(Tel Aviv). Retratando muito bem como vivem os arabes e israelenses nesta comunidade o filme ganha força justamente no realismo das interpretações dos n atores do filme. Ajami tira proveito de sua estrutura para apresentar pontos de vista diferentes de fatos, retroceder no tempo e, basicamente, mostrar ao espectador que nem sempre o que nos é mostrado como certo é, de fato, a verdade. N me impressionaria se ganhasse o Oscar de Haneke.....o filme é realmente muito bom...

El Secreto de Sus Ojos (Argentino)

Ótimo filme de Juan José Campanella(O Filho da Noiva).Trata de um caso de espionagem e a resolução de um assassinato(e um caso de amor) mal resolvido.Ricardo Darín está ótimo como investigador e escritor no filme que é lindamente fotografado por Félix Monti(A menina santa, Caramuru, Auto da compadecida).

A Teta Assustada (Peru)

Concorrente peruano um pouco mais fraco que os demais concorrentes.Vale para o registro do embrião de um cinema num país ainda sem muita tradição cinematográfica.

Un Prophète (França)

Fortíssimo filme sobre corrupção entre presidiários .....muito realista nas cenas de prisão.Foi bastante premiado na Europa.

A Fita Branca - Michael Haneke.

Favorito, meu predileto(leiam comentário no post abaixo).
Haneke é o diretor mais experiente entre os concorrentes.



Melhor Filme



Este ano com 10 filmes indicados.....exagero.......

Avatar e Up - Altas Aventuras

Acho que Avatar certamente levará o Oscar com toda a parafernalha tecnológica 3D.
Não vi o filme em 3D ( só há 3 salas IMAX em São Paulo) e certamente em 2D não foi o meu favorito. No mesmo dia assisti UP que concorre a melhor animação e a melhor filme (como pode isso?)......
vou reproduzir aqui a sinopse de AVATAR que trocando algumas palavras representa perfeitamente a sinopse de UP....

"AVATAR‘ tem 40% de suas cenas gravadas com atores reais e 60% criadas em Computação Gráfica.
****up tem 100% computação gráfica*****

‘AVATAR’ nos conduz por um mundo espetacular além da imaginação, onde um herói relutante embarca numa jornada de redenção, descobertas e amor inesperado, ao liderar uma batalha heróica para salvar a civilização.
***** a mesma coisa para UP onde o velho(Carl Fredricksen)embarca para a aventura e realização de um sonho que teve desde a infância e salva os animais de um vilão em Paradise Falls.
No futuro, Jaze é o ex-fuzileiro naval paraplégico enviado a um planeta chamado Pandora (Paradise Falls). Lá, além da riqueza em biodiversidade, existe também a raça humanóide Na’vi(animais em UP), com sua própria língua e cultura, o que evidentemente entra em choque com os humanos da Terra."



Um Sonho Possível
Nem deveria concorrer

Distrito 9
Achei bem interessante a idéia de uma vila de ET´s na Africa.

Educação
Homem mais velho promete um relacionamento com menina mais nova.....nem para melhor filme nem para melhor atriz (Carey Mulligan).

Guerra ao Terror
Ótimo filme e um dos melhores deste ano juntamente com Bastardos. Gostei muito como Kathryn Bigelow retrata algumas situações na Guerra do Iraque.

Bastardos Inglórios
Este merece meu Oscar de melhor filme. É o melhor filme de Tarantino desde Pulp Fiction que mostra um amadurecimento muito grande principalmente pela criatividade e direção de atores. Christoph Waltz está maravilhoso neste papel.

Preciosa - Uma História de Esperança
Gostei bastante deste filme mas não suporta o título de melhor filme.
Dramático até o último fio de cabelo.

Um Homem Sério
Um ótimo filme dos irmãos Coen que mostram desta vez um lado bastante autobiográfico retratando uma família judia nos anos 60. Michael Stuhlbarg o pai de família passa por todas as aprovações e repressões possíveis.

Amor Sem Escalas
Mesmo não tendo muito poder de briga este filme mediano tem lá sua graça e George Clooney está ótimo no papel.


Os outros filmes tem virtudes individuais como Woody Harrelson em O Mensageiro , ótimo no papel de soldado responsável por notificar as familias sobre a morte dos soldados na guerra.
Invictus de Clint Eastwood não é seu melhor mas passa muito bem por cima do grande número de filmes fracos ao seu lado. Concorre só com seus atores....difícilmente ganha.
Nine de Rob Marshall - Só concorre a atriz coadjuvante (Penélope Cruz) e outros prêmios menores. É uma espécie de refilmagem de Fellini 8 1/2 com vários atores famosos:
Daniel Day-Lewis, Marion Cotillard, Penélope Cruz, Nicole Kidman , Judi Dench, Kate Hudson e Sophia Loren.
Gostei bastante deste filme que não é um musical somente e claro, não chega nem aos pés de Fellini (aliás como foi bom rever 8 1/2 depois de Nine), mas só de prestar homenagem a este filme já merece estar no Oscar.
Talvez se não existissem Avatar , Guerra ao Terror e Bastardos este filme estaria concorrendo a pelo menos 9 estatuetas.
Meryl Streep está muito bem em Julie e Julia
The Young Victoria e Coco Antes de Chanel concorrem a prêmios menores e são filmes bem interessantes. O ótimo Brilho de Uma Paixão de Jane Campion merecia estar mais cotada contando a história do poeta John Keats.
O filme In the loop (roteiro adaptado) é muito fraco.

Um comentário:

Anônimo disse...

G,

Tô sentindo falta de mais!
Abraços e boa semana,

H.