David Lynch que neste seu novo filme é diretor, produtor, fotógrafo, sound designer e editor nos mostra seu império de sonhos.
O filme desmonta todas as convenções de narrativa e cria uma relação especial entre o observador e o filme. Ações múltiplas no mesmo lugar e múltiplos lugares ao mesmo tempo são filmadas com câmera digital, criando nuances atemporais e cenas inusitadas como a sala de coelhos com risadas de sitcom tiradas de um curta de lynch. O filme é sobre Hollywood e como diz William H. Macy numa rápida aparição " é onde as estrelas fazem os sonhos e os sonhos fazem as estrelas". Uma mulher perdida segundo lynch, mas muito mais sobre um filme que precisa ser filmado e se mistura com a realidade. Não sabemos mais o que é o filme que estamos assistindo ou o que é o filme que está sendo rodado, e como espectadores não sabemos mais em que realidade podemos nos apoiar. Romance/ traição, prostituição, filme e realidade, tudo isso se mistura em "Inland Empire"(bairro da região). Grace Zabriskie aparece magistralmente como a velha vizinha que conta a lenda da garota perdida em busca do palácio. "Brutal fuckin' murder" fala a velha numa cena de arrepiar e que explica muitas passagens do filme. Laura Dern ( Nikki/Susan) e Justin Theroux (Devon/Billy) e Jeremy Irons (Kingsley) são as estrelas. Um antigo roteiro que não foi filmado, seus atores que morreram, o conto cigano, o quarto 47 tudo isso deixa o filme com uma cara lynchiana. Aliás como disse Eric Novello este filme deixa o anterior "Cidade dos Sonhos" parecendo desenho da Dysney. Império dos Sonhos ainda foi eleito como um dos 10 melhores filmes de 2006 pela "Cahiers du cinéma". As 3 horas são uma nova experiência digital, deixe o filme te levar para outros quartos e corredores, pense que vc é David Lynch no visor de sua câmera (Sony PD - 150).
Lynch sem sombra de dúvida marcou sua filmografia assim como Bergman filmou seu "Persona",
Buñuel filmou seu "Discreto Charme da Burguesia", Wilder filmou seu "Crepúsculo dos Deuses" e Wim Wenders filmou seu "Paris Texas", aliás temos no filme "Harry Dean Stanton" como o assistente de Irons e uma ponta com Nastassja Kinski na cena final. O filme já está nas locadoras e Lynch em São Paulo debatendo seu livro de meditação-zen no dia 07/08/2008 na Livraria Cultura.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Eu tive pesadelos impressionantes com aqueles coelhos!
É de nunca mais esquecer.
Postar um comentário