quinta-feira, 23 de agosto de 2007

o segredo de berlim

Como gosto muito dos filmes dos anos 40 e é claro que não deixaria passar este último do Steven Soderbergh ( kafka, sexo mentiras e videotapes, traffic...).
Todo filmado em pb soderbergh usa belos planos e os contrastes de preto e branco que lembram muito os filmes noir. George Clooney e Cate Blanchet fazem o casal e Tobey Maguire faz um soldado motorista. Com algumas narrações em voice- over pode até parecer que estamos assistindo a um filme de época.
O filme não tem nada a ver com Casablanca como todos falam embora Soderbergh tenha inserido o plano do casal no aeroporto e o avião ao fundo que remete sim ao filme de Curtiz.
A Warner para não deixar por menos fez um pôster com um estilo Casablanca.
As cenas externas lembram muito algumas que vi no belo "Alemanha Ano zero" do Rossellini aliás filme que recomendo muito.
Segredos de Berlim não é Casablanca, Cate Blanchet não é Marlene Dietrich mas visualmente o filme realmente é um dos melhores de Soderbergh.

2 comentários:

Fernando Chuí disse...

hum, preciso ver esse...
Coloquei um link lá no meu blog.
Armazene suas idéias para o projeto.
Vai lá, guappone.
[ ]s
Chuí

Anônimo disse...

Guappo, gostei bastante da analise, instiga o leitor a assistir ao filme! Chegando ai vou ver, já que tambem gostei muito do Alemanha Ano Zero, PTM!