terça-feira, 4 de outubro de 2011

Blog Cinema

Estou criando um blog específico para compartilhar minhas aventuras cinematográficas.
www.guappofilmes.blogspot.com

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Caviars Blues Band e Magic Slim no Bourbon Street








Magic Slim que ganhou em 2003 o W.C. Handy Award como melhor banda de blues do ano toca nesta quinta 15/09 no Bourbon Street com abertura da Caviars Blues Band.

O primeiro show começa as 21:30h.

O Bourbon Street fica na Rua dos Chanés127 em Moema.


segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Caviars Blues Band



Confiram o blog da Caviars Blues Band e a sessão de fotos da gravaçlão do novo CD " Merlot" 2011.

www.caviarsbluesband.blogspot.com


sábado, 3 de setembro de 2011

Contatos


f: 011 - 94399431
facebook - Guappo Sauerbeck
oguappo@terra.com.br

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Bourbon Jazz and Blues Festival Paraty RJ


SEXTA 17

Palco Matriz

21:30h – ROBERTO FONSECA (CUBA)
23:00h – RICHARD BONA (CAMARÕES)
00:30h – FUNK COMO LE GUSTA (BRASIL)

SÁBADO 18
Palco Santa Rita

16:00h – DANNY VINCENT BLUES BAND (ARGENTINA)
Part. Guappo Sauerbeck, Nathalie Alvim e Marcos Ottaviano.


17:30h – TIA CARROLL + IGOR PRADO BLUES BAND (USA)

Palco Matriz

21:30h – MIRANDA KASSIN & ANDRÉ FRATESCHI (BRASIL)
23:00h – PLAYING FOR CHANGE (USA / ESPANHA / ITALIA / AFRICA DO SUL / BRASIL)
00:30h – ERICA FALLS (USA)

DOMINGO 19

Palco Santa Rita


16:00h – RHANDAL JAZZ GROUP (PARATY, BRASIL)
17:30h – PAULINHO LIMA & SUPER SOUL (BRASIL)

Palco Matriz

19:00h – JANE MONHEIT (USA)
20:30h – OITO DO BEM (BRASIL)
22:00h – MARIA GADÚ (BRASIL)

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Un ange à la mer - 2009


A fotografia e o trabalho com as luzes de Virginie Saint-Martin neste primeiro longa do diretor belga Frédéric Dumont são ótimos. Virginie filma muito bem num quarto escuro usando luzes apenas de um farol numa praia do Marrocos. As cenas com belos closes e planos fora de foco retratam a verdadeira relação entre um pai e seu filho(Martin Nissen).
As belas imagens dão vida ao poema de Baudelaire citado quase que o tempo todo durante o filme. O filme ainda conta com eficientes interpretações de Anne Consigny (Escafandro e a Borboleta, Inimigo Público 1) e Olivier Gourmet.

http://www.imdb.com/title/tt1356860/

segunda-feira, 14 de março de 2011

"Em um mundo melhor" - Oscar de melhor filme estrangeiro 2011


É claro que não poderia deixar de comentar sobre este vencedor do Globo de Ouro e Oscar 2011.
Gostei bastante principalmente da construção dos personagens que se envolvem em problemas sérios como bullying, violência e insegurança familiar.
A vida de duas famílias e suas implicações psicológicas são o ponto alto do filme.
Adolescentes na internet criando problemas e pais se divorciando ganham dramaticidade com a fotografia que oscila entre o gélido clima do interior das casas e o colorido nas locações na África.
A diretora dinamarquesa Susanne Bier já era conhecida pelos seus filmes anteriores onde destaco "Brothers"(2004), "Depois do Casamento"(2006) e nos EUA "Coisas que perdemos pelo caminho" (2007).
...........................................
Diretor: Susanne Bier
Elenco: Mikael Persbrandt, William Jøhnk Nielsen, Markus Rygaard, Trine Dyrholm, Wil Johnson, Eddie Kihani, Emily Mglaya, Gabriel Muli, Ulrich Thomsen
Produção: Sisse Graum Jørgensen
Roteiro: Susanne Bier, Anders Thomas Jensen
Fotografia: Morten Søborg
Trilha Sonora: Johan Söderqvist
Duração: 118 min.
Ano: 2010
País: Suécia/ Dinamarca

terça-feira, 1 de março de 2011

"Além da Vida" do "Tio Boonmee"


O novo filme de Clint Eastwood "Hereafter/ Além Da Vida" (2010) dialoga com o vencedor da Palma de Ouro em Cannes em 2010 "Tio Boonmee, que pode recordar suas vidas passadas" (2010).
O filme tailandês do diretor Apichatpeng Weerasethakul mostra os mortos entrando em contato com os vivos ao contrário do filme de Clint.
Mas a beleza dos dois filmes está nos detalhes técnicos cinematográficos.
O filme tailandês se sustenta com um belíssimo desenho de som (melhor que ouvi ultimamente) e com quase total ausência de trilha sonora (exceto no final).
Imagens belíssimas e fotografia com planos longos refletem a monotonia de um personagem à beira da morte.
Técnicamente perfeito e todo filmado numa luminosidade crepuscular o filme tailandês cria nuances muito particulares.
O espectro do fantasma e a duplicação do personagem por exemplo são feitas sem efeitos computacionais usando a "técnica do espelho".
Clint usa sua trilha sonora com alguns espaços de silêncio para interligar 3 vidas distintas e ainda discutir o contato com os mortos e o destino.
Na cena do tsunami Clint se supera com efeitos computacionais impressionantes.
A direção de atores neste filme é muito boa e as atuações são valorizados por belos close-ups.
Curiosamente Clint também brinca de cinema europeu.
Temos claramente um braço inglês com personagens demitidos conversando sobre direitos trabalhistas (Mike Leigh ou até Ken Loach).
As cenas francesas são lideradas pela bela Cécile De France.
O filme é propositalmente filmado com tons sombrios à meia luz e as cores mais vivas só aparecem no final quando Matt Damon encontra seu verdadeiro destino.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

La Vida de los Peces - 2010 - Chile


Uma história de amor ....simplesmente.....
O filme do chileno Matías Bize é sutil e conciso.
Narrado quase que em tempo real as imagens fluem principalmente pela bela fotografia de Barbara Alvarez.
Barbara Alvarez é uma diretora de fotografia uruguaia que já apareceu em outros filmes como o belo "Whisky" e "La mujer sin Cabeza" de Lucrécia Martel.
Gosto muito da fotografia usada como linguagem e aqui temos belos enquadramentos com o uso muito particular do foco. Este filme tem uma textura única e mostra que o cinema latino americano está produzindo ótimos filmes ultimamente.
Foi indicado ao Oscar 2011 como participante do Chile e já ganhou o Prêmio Goya do cinema espanhol como melhor filme hispano-americano.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Oãça Rock - Fernando Chuí (2011)


Novas canções e frescor na música brasileira. O novo trabalho de Fernando Chuí mescla belas composições com a força do rock.
Vale a pena conferir.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Dente Canino/Dogtooth/Kynodontas - Grécia 2009



Muito violento e provocador, o filme discute uma relação familiar extremamente rígida. Filhos são presos em uma casa e são educados pelo pai, tendo uma visão de mundo muito particular e paranóica. Assistir a este filme pode ser para muitos uma experiência "Irreversível". Reparem no que acontece quando os filhos assistem aos filmes "Rocky", "Tubarão" e "Flashdance". Temos perversões sexuais de todas as espécies mas pelo menos os pais aparecem fazendo um simples "papai mamãe" deixando para o filho cenas de "doggy style". Eu não poderia deixar de mencionar influências de Lars Von Trier, Michael Haneke e Pasolini. Numa entrevista o diretor Yorgos Lanthimos fala que quis mostrar num mini ambiente familiar coisas que acontecem na nossa sociedade e discutir a alienação quando nos colocamos no nosso próprio mundo. Este filme concorre ao Oscar 2011 de filme estrangeiro e ganhou o prêmio de melhor filme na mostra "Um Certo Olhar 2009" no Festival de Cannes.

http://www.imdb.com/title/tt1379182/

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

GUARUJAZZ 2011


Com a Caviars Blues Band
participação especial "Nathalie Alvim"
dia 22/01 sábado 19h
local: praia de pitangueiras no Guarujá
grátis

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Don't come knocking (2005) - Wim Wenders



Colocando o nome do protagonista Howard Spencer (Sam Shepard) no google e associando seu nome com a palavra western me dei conta que no resultado da pesquisa apareceu o nome do diretor Howard Hawks. É claro que esse filme de Wim Wenders nada tem a ver com os westerns clássicos de Hawks, mas de certa forma essa contraposição recria o clima para este western moderno. Justiça seja feita à esse maravilhoso filme de Wim Wenders. Sua obra prima "Paris Texas" deixou sua marca mas "Estrela Solitária"(assim foi traduzido no Brasil) não deixa por menos. Visualmente é magnífico com planos criativos e ótimas escolhas nos ângulos dos closes(Franz Lustig). Sam Shepard que também escreveu o roteiro de "Paris Texas" o reinventa e dá o toque neste road movie. Aliás road movie é uma particularidade de Wim Wenders e este não deixa de ser saboroso. Está tudo lá. Desde a iconografia western até personagens secundários fortíssimos como Eva Marie Saint (Intriga Internacional de Hitchcock) e Jessica Lange. O filme ainda conta com Tim roth e Sarah Polley. A história é a de um cowboy que desiste da vida de celebridade e resolve viver a vida normalmente. Reparem na simbologia do herói trocando o figurino por uma roupa de cowboy de verdade e ainda trocando seus cartões de crédito por dinheiro real. Neste filme até o poster é caprichado à la Boulevard of Broken Dreams.