terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

La Vida de los Peces - 2010 - Chile


Uma história de amor ....simplesmente.....
O filme do chileno Matías Bize é sutil e conciso.
Narrado quase que em tempo real as imagens fluem principalmente pela bela fotografia de Barbara Alvarez.
Barbara Alvarez é uma diretora de fotografia uruguaia que já apareceu em outros filmes como o belo "Whisky" e "La mujer sin Cabeza" de Lucrécia Martel.
Gosto muito da fotografia usada como linguagem e aqui temos belos enquadramentos com o uso muito particular do foco. Este filme tem uma textura única e mostra que o cinema latino americano está produzindo ótimos filmes ultimamente.
Foi indicado ao Oscar 2011 como participante do Chile e já ganhou o Prêmio Goya do cinema espanhol como melhor filme hispano-americano.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Oãça Rock - Fernando Chuí (2011)


Novas canções e frescor na música brasileira. O novo trabalho de Fernando Chuí mescla belas composições com a força do rock.
Vale a pena conferir.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Dente Canino/Dogtooth/Kynodontas - Grécia 2009



Muito violento e provocador, o filme discute uma relação familiar extremamente rígida. Filhos são presos em uma casa e são educados pelo pai, tendo uma visão de mundo muito particular e paranóica. Assistir a este filme pode ser para muitos uma experiência "Irreversível". Reparem no que acontece quando os filhos assistem aos filmes "Rocky", "Tubarão" e "Flashdance". Temos perversões sexuais de todas as espécies mas pelo menos os pais aparecem fazendo um simples "papai mamãe" deixando para o filho cenas de "doggy style". Eu não poderia deixar de mencionar influências de Lars Von Trier, Michael Haneke e Pasolini. Numa entrevista o diretor Yorgos Lanthimos fala que quis mostrar num mini ambiente familiar coisas que acontecem na nossa sociedade e discutir a alienação quando nos colocamos no nosso próprio mundo. Este filme concorre ao Oscar 2011 de filme estrangeiro e ganhou o prêmio de melhor filme na mostra "Um Certo Olhar 2009" no Festival de Cannes.

http://www.imdb.com/title/tt1379182/