sexta-feira, 23 de julho de 2010

Shows Julho/agosto


sábado 24/07 - O garimpo
quarta 28/07 - Syndikat jazz Club - The Mambo Django
quinta 29/07 - The Blue Bar - Caviars Blues Band
sexta 31/07 - Vargem Grande shooters - c/ Danny Vincent
sabado o7/08 - o garimpo
sabado 14/08 - festa fechada - Caviars Blues Band
sabado 21/08 - o garimpo
quinta 26/08 - Syndikat jazz club - The Mambo Django
sabado 28/08 - The Blue Bar - Caviars Blues Band

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Roman Polanski - The Ghost Writer 2010





Com todos os empecilhos judiciais que ainda enfrenta Polanski consegue fazer um de seus melhores filmes e um dos melhores do ano. Seco, direto e divertido o filme reúne elementos de um diretor maduro e reconhecido no Festival de Berlim (2010).
O filme se passa em Londres e nos EUA e mesmo sem poder filmar lá as locações usadas na Europa foram meticulosamente escolhidas para mostrar o clima e a atmosfera fria e nublada onde se passa a história. A trama envolve a ligação do ex primeiro ministro britânico(Brosnan) com a CIA e toda a máquina bélica de vendas de armas para a guerra no oriente médio. Ethan Hawke seu escritor acaba virando um detetive semi-noir
e se envolve em descobertas muito bem filmadas e com planos milimetrados do diretor de fotografia Pawel Edelman que trabalha também com Andrzej Wajda.
Pawel Edelman consegue criar um clima asséptico e sombrio como pano de fundo para o desenrolar da narrativa.
O roteiro é do ex-repórter de televisão inglês Robert Harris que acompanhou a história política na Inglaterra nesta década e conseguiu escrever um livro super atual principalmente nas implicações de política internacional. Polanski dirige o filme magistralmente e não há deslizes ...... não lembro de nenhum filme nos últimos anos em que a narrativa flui como no filme de Polanski. É um filme clássico moderno onde o pen drive e o GPS acabam aparecendo na narrativa. Propositalmente uma série de elementos do filme tem relação com a vida de Polanski. O escritor e o ex primeiro ministro ficam isolados numa casa numa ilha maravilhosa. Reparem nos planos filmados de dentro para fora da casa mostrando o isolamento e o distanciamento com o mundo exterior que Polanski consegue mostrar. Todos da casa só tem acesso ao mundo pela perversa imprensa (TV) e por ligações de celular. Aliás imprensa esta que Polanski considera vilã desde a cobertura do assassinato da sua primeira mulher Sharon Tate que estava grávida em 69. Em 1977/78 a imprensa teve um papel negativo na vida de Polanski quando ela se incumbiu de armar um circo midiático no julgamento de seu envolvimento com a menina de 13 anos, que pediu perdão pública em 97. A obsessão do juiz do caso em ser um macaquinho da mídia é muito bem retratada no documentário "Wanted and Desired" de Marina Zenovich (2008).
Por essas e outras " O Escritor Fantasma" é um belo filme, com um desfecho lindamente feito para qualquer cinéfilo se arrepiar. Prestem atenção nos últimos 5 minutos do filme.