terça-feira, 24 de novembro de 2009

Sambues trio no Piaf Bistrot



Amigos,
O Samblues Trio formado por mim(voz,violão e gaita), Fernando Chuí( violão e voz) e Guima Maximiano(Violão) fará uma nova apresentação nesta sexta, dia 27 de novembro.
Será desta vez no Piaf Bistrô que fica na Alameda Franca, 303, no Jardim Paulista (entre a pamplona e a 9 de julho). Faremos uma seleção de canções do mundo dos anos 30 e 40, presentes nos shows que fizemos nos últimos dois anos. Do samba de raiz ao jazz e blues à canção francesa.
Venham ouvir!
Beijos a todos,
guappo

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Almodóvar - Abraços Partidos



No ótimo Los abrazos rotos (2009) Almodóvar mostra maturidade fazendo um filme cheio de referências cinematográficas e narrativas elípticas.
Basicamente conta a história de um roteirista de cinema Mateo Blanco / Harry Caine (Lluís Homar) e sua paixão louca por Lena (Penélope Cruz).
Todos os clichês e todas as soluções narrativas para os filmes já estão se esgotando, mas Almodóvar renova as espectativas e mostra que é um dos melhores diretores do cinema em ação hoje em dia. Ao contrário do que muitos comentários e opiniões sobre o filme indicam acho que este não é um Almodovar menor e sim um filme que está entre os melhores de sua carreira. Acho genial como em 2 horas Almodovar tece comentários sobre a vida de dezenas de personagens numa linguagem ágil e muito particular. As referências não são só dos filmes citados mas o filme tem uma série de artifícios que já foram muito usados como por exemplo a narração em voice-over como ligação entre os planos. O que poderia ser um mero melodrama ganha proporções estéticas que só vi em filmes do diretor Douglas Sirk. Claro que os filmes citados como Viagem á Itália de Rossellini e Ascensor Para o Cadafalso de Louis Malle mostram que Almodóvar fez a lição de casa. Quando o filho do amante de Lena Ernesto Martel jr(Rubén Ochandiano) realiza um documentário espionando o casal penso muito num Fritz Lang (Mabuse) ou num Hitchcock Almodovariano.
A menção do próprio cinema de Almodovar está presente no filme que é montado e revive "Mulheres á beira de um ataque de nervos" e "De Salto Alto".
Quando o femme-fatale masculino Ernesto Martel (José Luis Gómez) empurra Penélope Cruz escada abaixo volto com a lembrança de uma cena do ótimo noir
"The Kiss of Death"(47) de(Henry Hathaway),onde Richard Widmark empurra uma mulher na cadeira de rodas.
Para a cena do acidente de carro talvez Almodovar tenha visto os filmes que o ótimo Rodrigo Prieto fotografou como "Amores Perros" e "21 gramas".
Penélope Cruz está ótima e linda no filme fazendo uma bela cena onde fotografa ao estilo Audrey Hepburn.
O flashback do filme é o flashback de tudo o que Almodovar viveu com o cinema e este filme entra para embelezar ainda mais sua bela filmografia.
Este certamente é o Matchpoint(Woody Allen) de Almodóvar e mostra que ele está com fôlego total.

domingo, 15 de novembro de 2009

10 Michael Manns



Assisti recentemente aos 10 episódios do Decálogo que Krzysztof Kieslowski filmou nos anos 80 para a TV polonesa.
A beleza das imagens vale cada capítulo com uma fotografia primorosa onde Kieslowski
trabalhou com 9 diretores de fotografia diferentes para realçar as nuances de cada episódio.
Com destaque para Piotr Slobocinski que filmou os Caps 3,9 e mais tarde Fraternidade é Vermelha.
Belo também é o episódio 5 (Slawomir Idziak) que mais tarde fez Liberdade é azul, Dupla Vida Veronique e o filme estendido "Não Matarás".
O Decálogo mostra uma Varsóvia saindo do regime comunista no final dos anos 80 e a vida dos personagens que moram num conjunto habitacional.
Acho que toda esta obra do Kieslowski dos anos 80 e 90 merece ser vista principalmente pelo aspecto visual.
O diretor Michael Mann hoje em dia consegue ótimos resultados com esses filmes 50% digitais como Collateral(2004) por exemplo onde as belas tomadas noturnas são o caminho para o novo cinema.
Voltando para o Decálogo, que recebeu uma bela versão em DVD pela Versátil com muitos extras e qualidade superior, podemos ver que Kieslowski de uma maneira ou outra mostra como filmar......é uma aula de cinema......